PROJETO


­­­

PROJETO




II HALLOWEEN SOLIDARITY, CULTURAL, AMBIENTAL AND RECREATIONAL
(II DIA DAS BRUXAS SOLIDÁRIO, CULTURAL, AMBIENTAL E RECREATIVO)









PROJETO HALLOWEEN

Projeto desenvolvido pela equipe de professores da EEB Paulo Schieffler no ano de 2012.


1.    IDENTIFICAÇÃO


Nome do Projeto: II HALLOWEEN SOLIDARITY, CULTURAL, AMBIENTAL AND RECREATIONAL


Publico Alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Médio
Turno: Matutino, Vespertino e Noturno
Área do conhecimento: Língua Inglesa e demais disciplinas do currículo
Professoras Organizadoras: Cristiane, Everlaine, Ana Paula, Cláudia, Raquel, Fernanda, Rita, Luciane e Rosane.
Professores Multiplicadores: Todos



  
2. INTRODUÇÃO


Desde a Antiguidade, observamos que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao Carnaval, que antecede toda a resignação da Quaresma. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “Festa de todos os Santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”.

Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “Halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

No processo de ocupação das terras européias, os povos pagãos trouxeram esta influencia cultural em pleno processo de disseminação do cristianismo. Inicialmente, os cristãos celebravam a todos os santos no mês de maio. Contudo, por volta do século IX, a Igreja promoveu uma adaptação em que a festa sagrada fora deslocada para o 1° de novembro. Dessa forma, os bárbaros convertidos se lembrariam da festa cristã que sucederia a antiga e já costumeira celebração do Halloween.

Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o Halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea.

Entre todos os desalmados, destaca-se a antiga lenda de Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo.

Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o

homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para o inferno, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.

Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.

De fato, a celebração do Halloween remete a uma série de antigos valores da cultura bárbaro-cristã que se forma na Europa Medieval. Nessa época, várias outras festas celebravam o processo de movimentação do mundo ao destacar os opostos que configuravam o seu mundo. No jogo de oposições simbólicas, mais do que o valor de um simples embate, o homem acaba por visualizar a alternância e a transformação enquanto elementos centrais da vida.

(Por Rainer Sousa - Graduado em História - Equipe Brasil Escola)




3. JUSTIFICATIVA

O Halloween tornou-se uma festa tradicional para nossa escola devido ao crescente interesse dos alunos pela cultura americana. Desenvolver uma Festa de Halloween na escola, é dar oportunidade para que os alunos conheçam um pouco desta festa, aprendam e compreendam palavras em inglês que são usadas no dia-a-dia. Também realizem atividades em grupo favorecendo a interação entre eles, desempenhem tarefas de cunho social oportunizando o convívio com outras pessoas e entidades, valorizando princípios e diferenças.
 O Halloween faz parte da tradição norte-americana e é um tema que se pode explorar nas aulas de Inglês, visando integrar a cultura brasileira à americana a partir do estudo dos costumes e tradições que busca conhecer a diversidade cultural no mundo.
Dentro do contexto escolar, procura-se também desmistificar e conhecer na íntegra a origem desta festa como forma de esclarecimento sobre as diversas concepções equivocadas que geram determinados preconceitos ao que se desconhece.
Interagindo com as demais disciplinas do currículo o assunto será aprofundado oportunizando aos alunos a multidisciplinaridade.
Em pleno século XXI, era da comunicação e da tecnologia,temos a grande preocupação e o desafio de fazer com que os alunos conheçam, compreendam e respeitem as diferentes manifestações culturais. Temos na comemoração do Halloween, uma oportunidade de vivenciar culturas distintas da nossa, uma vez que se trata de uma manifestação Norte Americana.
Desta forma e escola tem papel preponderante no incentivo à disseminação de novos conhecimentos, propiciando aos discentes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos percebendo as diferenças culturais entre os vários países e até, quem sabe, discutir o choque cultural através de uma analise crítica de forma de valorizar a cultura brasileira.
A comemoração do Halloween em nossa escola é dividida em gincana cultural, ambiental, recreativa e social. Na parte cultural é enfatizado o conhecimento nas áreas do currículo escolar, onde são envolvidas todas as disciplinas. A gincana recreativa é realizada através de brincadeiras, desfile de fantasias, caça ao tesouro, lanche coletivo. Na questão ambiental os alunos são conscientizados da importância de se preservar o meio ambiente escolar e o meio que nos rodeia para um bom convívio entre todos os seres. A atividade

social consiste em arrecadar donativos e dispensar algumas horas com atividades em entidades como Casa Lar, Casa de Passagem, Cáritas ou na própria escola.


4. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Promover a integração entre culturas, fazendo uso da multidisciplinaridade, bem como incentivar a solidariedade e o cuidado com o meio ambiente. 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar na cultura brasileira aspectos que se assemelham a comemoração do Halloween;
- Conhecer a história da Festa do Halloween;
- Valorizaras manifestações culturais;
- Incentivar a busca pelo conhecimento;
- Ampliar os conhecimentos histórico-culturais sobre os países que falam oficialmente o Inglês;
- Vivenciar e conhecer através de atividades lúdicas e pesquisadas a origem desta festa tão tradicional nos Estados Unidos e que atualmente vem sendo inserida na cultura brasileira.
- Desenvolver um trabalho multidisciplinar com todas as disciplinas do currículo para aprofundamento de informações que estão inseridas em cada área de conhecimento;
- Aprimorar o vocabulário em inglês;

- Desenvolver através do listening a habilidade de entender a língua inglesa;

- Conhecer os símbolos do Halloween.

- Integrar as turmas utilizando o trabalho em equipe.

- Incentivar a participação voluntária dos estudantes, estimulando o envolvimento em ações sociais e proporcionando enriquecimento sócio-cultural;


  
5. METODOLOGIA

 O evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, nas dependências da escola durante as aulas. Todos os alunos dos períodos matutino, vespertino e noturno participarão. O evento terá um regulamento para ser seguido. Cada atividade terá uma pontuação. Todos os professores do dia do evento estarão envolvidos. A Comissão Organizadora será formada por professores, direção e grêmio estudantil. Será criado um blog sobre o evento para melhor comunicação e organização entre os envolvidos, onde todas as atividades e regulamento serão postados. Alunos de 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental I pertencerão para a categoria A e de 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio pertencerão para a categoria B, para efeitos de premiação. O Ensino Médio noturno participará em dois dias do Cultural Game que também será premiada uma única equipe ganhadora.
A gincana será divida em: Cultural, Ambiental, Social e Recreativa.

Gincana Cultural: envolverá conteúdos trabalhados em sala de aula, nas diversas disciplinas envolvidas.


Gincana Recreativa: atividades recreativas, brincadeiras, individual e em equipe.


Gincana Social: a equipe arrecadará donativos (sugestões) e se envolverá com um trabalho social na unidade escolar durante o intervalo.


Gincana Ambiental: Atividades que envolvam a preservação do ambiente escolar e o meio como um todo. (Sugestões)



Áreas de Conhecimento que poderão ser envolvidas (SUGESTÕES)
Língua Portuguesa - Leitura e produções textuais; Pesquisa;

História - Pesquisa sobre origem, importância histórica e econômica;

Geografia - Localização geográfica dos países envolvidos nesta manifestação cultural; Estabelecer relação entre localização, cultura e Halloween;


Língua Inglesa - Traduções e produções de texto, músicas alusivas ao Halloween;
Incentivar o aprendizado da língua inglesa;

Arte - Confecção de cartazes; Ornamentação; Caracterização dos alunos;
Apresentações; Arte que trata de personagens como as caveiras mexicanas, seus significados

Ensino Religioso/Filosofia/Sociologia - Discutir a origem das festas pagãs;
Os conflitos religiosos que envolveram esta comemoração; Significados do Halloween;

Ciências/Biologia/Química -
Estudar os animais e vegetais envolvidos nas lendas do Halloween.

Matemática/Física -
Conteúdos (problemas, cálculos) envolvendo personagens do Halloween (abóbora, morcego, bruxa, vassoura...)

Educação Física
Jogos e brincadeiras típicas do Halloween.




A)   Competências da CCO

Organizar o evento. Recolher sugestões do grupo de professores. Manter o Blog atualizado. Dar suporte para os professores durante as atividades. Decorar o evento. Organizar lanches.




B)   Regulamento

Cada turma será uma equipe e deverá preencher uma ficha de inscrição.
Para que tudo ocorra de forma agradável e organizada, visando a integração de todos e à aquisição de conhecimentos, apresentamos abaixo as orientações para a nossa II HALLOWEEN SOLIDARITY, CULTURAL, AMBIENTAL AND RECREATIONAL. Lembramos que o descumprimento das orientações, bem
como a ausência de bons hábitos de conduta acarretarão em perda de pontos pela equipe em questão. Observem os itens abaixo:



1.    Cada turma será uma equipe. As tarefas serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, nas dependências da escola durante as aulas. Alunos de 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental I pertencerão para a categoria A e de 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio pertencerão para a categoria B, para efeitos de premiação;
2.    A equipe participante deverá entregar ficha de inscrição preenchida até dia 08/10, na direção, com o valor de R$ 1,00 por aluno. Terá direito a guloseimas e bolo no encerramento. O aluno que não participar das atividades permanecerá em sala com aula normal, acarretando prejuízos para sua equipe.
3.    Cada sala de aula será uma equipe e deverá ter uma identificação, um nome em inglês, que não cause constrangimento para o grupo. Se a organização considerar que o nome não está de acordo, a equipe deverá trocar ou será desclassificada.
4.    Os alunos deverão permanecer na escola até o término do período de aula, caso contrário será aplicado o regimento escolar.
5.    O aluno que estiver portando bebidas, cigarros ou outros objetos inadequados ao evento escolar terá sua equipe desclassificada e será aplicado o regimento escolar.
6.    O vestuário ou a fantasia para o dia 01/11 deve ser discreto (não usar mini saia, mini blusa, shortinho, roupas transparentes, decotes).
7.    As equipes deverão providenciar todo o material que irão utilizar para realizar as tarefas.
8.    As tarefas deverão ser entregues no local, data e horário determinados, ou, se for o caso, postados no Blog da Gincana: http://gincanahalloween.blogspot.com.br/). As equipes deverão estar atentas ao Blog para se manterem informadas (tarefas que acontecerão, onde e como deverão ser entregues, acompanhamento dos pontos conquistados pelas equipes, etc).
9.    Se precisar entregar ou retirar alguma tarefa nos dias da gincana, somente os representantes das equipes poderão fazê-lo.
10. As equipes deverão manter-se organizadas e dentro de suas salas durante o período de aula.
11. Quando as tarefas acontecerem no pátio da escola, salas de aula ou em qualquer outro espaço, os integrantes das equipes deverão permanecer juntos e manter os locais limpos e organizados.
12. Não será permitido aos alunos ausentarem-se de suas salas durante o horário das aulas para realização de tarefas da Gincana.
13. Para a avaliação dos trabalhos será formado uma equipe julgadora. A premiação para a equipe vencedora será divulgada no Blog da Gincana. O local e horário será definido.
14. Qualquer dúvida, os representantes da equipe deverão esclarecer com a equipe organizadora.


OBS.: Poderá haver alterações no regulamento da Gincana, as quais serão publicadas no Blog. Casos dúbios ou não contemplados no regulamento serão analisados pela comissão organizadora.


C)   Regulamento para o CULTURAL GAME – Noturno

1.    Cada sala será uma equipe e deve ter no mínimo 10 alunos participantes. Cada equipe deverá estar caracterizada com personagens do Halloween. E, também ter seu mascote. (vale ponto para caracterização e mascote)
2.    A equipe participante deverá entregar ficha de inscrição preenchida até dia 08/10, impreterivelmente, na direção, com o valor de R$ 1,00 por aluno.
3.    Os alunos deverão permanecer na escola até o término do período de aula, caso contrário será aplicado o regimento escolar.
4.    O aluno que estiver portando bebidas, cigarros ou outros objetos inadequados ao evento escolar terá sua equipe desclassificada e será aplicado o regimento escolar.
5.    Neste dia não será permitido o uso de celular, tablet, notebook, ipod ou similares durante o evento. Quem insistir em utilizar será retirado da equipe e substituído.
6.    Não será permitida a entrada e permanência de pessoas que não sejam alunos do noturno ou funcionário da escola.
7.    Quando as tarefas acontecerem no pátio da escola, salas de aula ou em qualquer outro espaço, os integrantes das equipes deverão permanecer juntos e manter os locais limpos e organizados.
8.    A gincana será divida em 4 baterias com 10 perguntas cada.
9.    A pontuação será: 1ª bateria = 1ponto por questão; 2ª bateria = 2 pontos; 3ª bateria = 4 pontos.
10. Ao final de cada bateria será recolhido, pela comissão, o gabarito de respostas. A pontuação será divulgada apenas no final do evento.
11. Durante os intervalos das baterias será permitido a integração entre as equipes (dançar, conversar, ir a banheiro..).
12. Os professores serão fiscais para que não haja comunicação entre os grupos durante as baterias de questões.
13. Não é permitido solicitar ajuda aos professores e colegas da platéia.
14. Não será permitido aos professores ajudar ou favorecer alguma equipe.
15. Em caso de ausência de um aluno que foi inscrito a equipe poderá substituí-lo por outro integrante da mesma sala, não podendo ficar com menos de 10 alunos.


16.  Para que todos os alunos da sala participem a equipe poderá substituir os colegas em cada intervalo de bateria. As substituições serão organizadas pelos professores, observando se está matriculado na devida turma.
17. O aluno que não obedecer ao regulamento será retirado da equipe e perderá 5% da pontuação da referida bateria. Este deverá ser substituído por outro colega. Caso não haja substituição a equipe perderá a pontuação da bateria em questão.
18. Qualquer dúvida, os representantes da equipe deverão esclarecer com a equipe organizadora.
O Regulamento também está disponível no blog da gincana:
OBS.: Poderá haver alterações no regulamento da Gincana. Casos dúbios ou não contemplados no regulamento serão analisados pela comissão organizadora.

                    Inscrição:

A equipe que quiser participar deverá entregar ficha de inscrição preenchida, até dia 08/10, na direção, com o valor de R$ 1,00 por aluno. Terá direito a guloseimas e bolo no encerramento.


                    Participantes:

Todos os alunos de 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e Magistério.



                    Duração:
As tarefas serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, nas dependências da escola durante as aulas. No período noturno acontecerá apenas o Cultural Game no dia 01/11.


                    Avaliação/Julgamento:
Os trabalhos serão avaliados por equipe de professores. Cada tarefa terá uma
pontuação. O descumprimento das regras acarretará em perda de pontos ou desclassificação.



                    Classificação/Premiação:
A equipe classificada será a que marcar mais pontos durante todo o evento. A premiação será para uma equipe vencedora de cada categoria e divulgada no Blog e mural da escola. A premiação será dada após a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina.




 6. CRONOGRAMA

a)    CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO


DIAS
ATIVIDADES
16/08
Discussão para aprovação do evento
23/08
Apresentação e aprovação do projeto
10/09
Formação da CCO
10/09
Divulgação do evento para comunidade escolar
Set/Out
Incentivo e motivação para o evento/Atividades em sala de aula
24/09
Enviar comunicado para os pais
28/09
Serão recolhidos os bilhetes de comunicado para os pais
01/10
Entrega das fichas de inscrição para preencher
08/10
Encerra prazo de entrega da inscrição e construção do BLOG
26/10
Apresentação das regras para os alunos
29/10
Início da gincana
30 e 31
Atividades da gincana
01/11
Encerramento da gincana com lanche e desfile de fantasias
19/11
Premiação para o 1º lugar de cada categoria
19/11
Entrega dos donativos para instituição escolhida




b)    CRONOGRAMA DE TAREFAS

AS TAREFAS NÃO SERÃO POSTADAS AQUI, POIS SERÁ SURPRESA PARA OS ALUNOS.


7. AÇÕES METODOLÓGICAS
Desfile de fantasias;
Arrecadação de alimentos e reciclável;
Jogos recreativos = gincana
Jogos culturais


8. CULMINÂNCIA
Exposições das tarefas;
Concurso de melhor fantasia;
Lanche coletivo dia 01/11;
Escolha de instituição para entrega dos alimentos;
17

9. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante toda a execução do projeto, devendo-se observar participação, cooperação, organização, criatividade e níveis de conhecimentos envolvidos. A pontuação (NO ANEXO) será dada por atividade realizada.



10. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA




 11. ANEXOS

A)   AVALIAÇÃO DO EVENTO HALLOWEEN DO ANO PASSADO
No Halloween do ano passado foram arrecadados: 624,5 kg de material reciclável e 348 litros de óleo de cozinha usado (que foi vendido e o lucro revertido em material escolar), 3 179 peças de roupas (que foi doado para Cáritas), 218 kg de alimento (doado para Casa Lar) e 95 brinquedos (que foram utilizados na Festa Junina).

A)   FICHA DE INSCRIÇÃO


FICHA DE INSCRIÇÃO – HALLOWEEN - (R$ 1,00 por aluno)

Nome da equipe (em inglês):                                                                                 
Série:
Endereço do Blog:
Número para apresentação:
Aluno que irá desfilar:
Nome da fantasia:


   




PONTUAÇÃO POR ATIVIDADES
- Atividade social: 1 ponto por alimento, 2 pontos para leite.
- Atividade ambiental: 1 ponto por kg de reciclável, 1 ponto por revista, 10 pontos por atividade realizada e mais 5 pontos para o vencedor de cada atividade.
- Atividade recreativa: 10 pontos por atividade realizada e mais 5 pontos para o vencedor de cada atividade.
- Atividade cultural: 1 ponto por pergunta respondida corretamente.
19
C)   FICHA AVALIAÇÃO DAS FANTASIAS

Fantasias
Critérios/Notas de 1 a 10 (inteiros)
Aluno/Fantasia
Originalidade

Criatividade

Desenvoltura no desfile






















D)   FICHA DE PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES

EQUIPES
ALIMENTOS
QUESTÕES
BRINCADEIRA













E)   COMUNICADO AOS PAIS
Srs Pais:
Comunicamos que no período de 29 de outubro a 01 de novembro estaremos realizando o II Halloween que envolverá gincana recreativa e cultural, arrecadação de alimentos e reciclável, limpeza da escola, desfile de fantasias, lanche coletivo e outras atividades, com os alunos do matutino e vespertino. Para tais atividades será necessário a contribuição de R$ 1,00 por aluno. Informamos que haverá aula normal nesses dias. O regulamento e demais informações encontram-se no blog: http://gincanahalloween.blogspot.com.br
Atenciosamente
Direção


Nenhum comentário:

Postar um comentário